Afinal, o que é Topaz e pra que serve?
Topaz é um plugin do photoshop que pode ser chamado de “extensão†também. Ele é um programa com configurações para editar fotos, gifs e etc. Normalmente, quando fazemos icons utilizamos o topaz, pois ele da a imagem um efeito mais “limpoâ€. Nele você pode fazer variadas configurações, dependendo da foto que você está editando. E, como disse antes, ele serve para editar fotos. Eu o acho bem útil e se você gosta de editar fotos, recomendo para você! Mas nunca use demais, pois vai deixar a foto feia se você exagerar!
Instalação:
Bom, primeiramente você deve fazer o download dele, para isso, entre aqui: Download Depois de fazer o download dele, você deve abrir a pasta zipada e vá em “topazdenoise_setup.exeâ€:


Dê dois cliques e a página de instalação será aberta, assim:


Vá apertando next e depois selecione a pasta para onde ele será enviado.
ATENÇÃO! Quando aparecer essa parte aqui:


Aperte em “Change†e selecione a pasta “Plug-Ins†da pasta do seu photoshop. A maioria se encontra aqui:

C:\Program Files\Adobe\Adobe Photoshop CS5\Plug-Ins

Se você não utiliza o CS5, mude pelo que você usa, por exemplo, CS4, CS6 ou CS3.
Depois disso, basta esperar o download terminar e aperte em “Finishâ€.

Como registrar:
Assim, como no photoshop ou qualquer outro programa, você precisa registrar seu Topaz, ou seja, ter uma senha para poder utilizá-lo. Para isso, vá em Filter> Topaz Labs> Topaz Clean 3…


Vá em Menu (canto esquerdo, abaixo)>Enter Key…

E copie e cole o serial que está no arquivo .rar que você baixou.

Bom, depois que você já fez tudo que escrevi acima, abra a foto que deseja editar. Aplique um PSD ou action bonito para dar um efeito legal na foto e depois abra o Topaz como disse acima Filter> Topaz Labs> Topaz Clean 3. Agora selecione o modo “Cartooned†(localizado no lado esquerdo). E edite como preferir o Clean, Edges e Texture. O texture basicamente ninguém edita, mas se você querer, ele está ali. É só você ir mudando as barrinhas aumentando ou diminuindo os números até a foto ficar em uma edição boa. Mas lembre-se: Foto editada demais fica feia! Use o Topaz quando querer nas suas edições, mas de forma moderada, nunca aplique demais! Vocês podem criar as próprias configurações de Topaz, mas caso você não queira ou não saiba, vou te passar a minha: